Quando se trata de permanecer seguro na estrada, você pode pensar nestas diretrizes: limite as distrações, consultar dados no Detran RJ, siga o limite de velocidade e preste atenção aos obstáculos.

Às vezes esquecemos como a hora do dia deve desempenhar em nossos comportamentos de direção, por isso, consulte mais aqui no site IPVA.INF e se mantenha cuidadoso. Com visibilidade reduzida e sonolência potencial, dirigir à noite representa desafios únicos que podem não estar presentes durante o dia.

Quer você seja um motorista comercial, dirija para demais objetivos ou dirija por si mesmo, saiba como se manter seguro e aos outros enquanto dirige à noite.

1. Reduza sua velocidade

A visibilidade é limitada durante a noite. Não só é difícil ver à sua frente, como também é difícil ver objetos se aproximando de cada lado da estrada.

É importante reduzir sua velocidade enquanto estiver dirigindo à noite para compensar a visibilidade limitada.

A velocidade deve ser reduzida ainda mais durante o mau tempo para compensar a diminuição do tempo de parada.

2. Saiba o que fazer ao se aproximar de outro veículo durante a noite.

Sempre escureça seus faróis quando se aproxima de um veículo em sentido contrário. O uso de seus faróis altos pode desorientar outros motoristas e aumentar o risco deles entrarem em um acidente.

Aumente sua distância habitual de seguimento em quatro a cinco segundos para dar a si mesmo um amplo tempo de resposta quando chegar perto de um veículo por trás. Sempre escureça seus faróis quando estiver seguindo outro veículo.

Entenda melhor sobre como lidar com os faróis do seu carro e de demais veículos pelo período noturno.

3. Entenda a segurança adequada dos faróis

Entender a segurança dos faróis é fundamental para evitar acidentes de direção noturnos. Se seu veículo não tiver faróis automáticos, uma boa regra é acender suas luzes uma hora antes do pôr-do-sol até pelo menos uma hora após o nascer do sol.

É importante saber o que fazer se um veículo em sentido contrário não estiver escurecendo os faróis. É melhor seguir a linha branca do lado direito da estrada com seus olhos até que o outro veículo tenha passado. Isto limitará a desorientação pelos faróis do outro motorista e permitirá que você passe em segurança.

Além disso, é interessante compreender como o estresse pode piorar sua direção pela noite.

4. Cuidado com os pedestres, bicicletas, vida selvagem e outros obstáculos

Seja atencioso na observação de obstáculos e no monitoramento de sua visão periférica à noite.

Outras dicas de direção noturna, tais como reduzir sua velocidade e aumentar a distância de acompanhamento, podem ajudar a evitar acidentes causados por obstáculos.

5. Tome medidas para aumentar a visibilidade

Há medidas que você pode tomar para melhorar a visibilidade à noite e aumentar seu tempo de resposta.

  • Mantenha as janelas limpas para reduzir o ofuscamento e as distrações.
  • Limpe frequentemente os faróis. Faróis nublados ou amarelados podem produzir um nível de iluminação mais baixo, comprometendo a distância que você pode ver à noite.
  • Ajuste os espelhos externos para que sua visão fique do lado de fora da dimensão de seu veículo.
  • Mantenha as luzes do interior do veículo baixas.

Se você estiver tendo problemas com a visão embaçada enquanto dirige à noite, você pode ter um astigmatismo. Consulte um oftalmologista – você pode obter óculos especiais para dirigir à noite para evitar a visão embaçada e o ofuscamento das luzes.